quinta-feira, 18 de março de 2010

Bento XVI e a Economia



Papa defende Economia que atenda "reais necessidades das pessoas"

As empresas podem desempenhar um papel crucial e positivo na sociedade, desde que suas atividades sejam desempenhadas com base em um "olhar previdente", que busque "atender às reais necessidades das pessoas".

O direcionamento foi dado por Bento XVI a integrantes da União de Industriais e Empresários de Roma, recebidos na manhã desta quinta-feira, 18, na Sala Clementina do Palácio Apostólico Vaticano.

"Existem várias provas de que a vida de uma empresa depende da sua atenção a todos os sujeitos com que desenvolve relações, da ética de seu projeto e de suas atividades. A crise financeira demonstrou que, dentro de um mercado assolado por falências, resistiram aqueles agentes econômicos capazes de se ater ao comportamento moral e atentos às necessidades do próprio território”.

Por fim, o Pontífice ressaltou que o desenvolvimento em qualquer área humana "implica também a abertura ao transcendente, a dimensão espiritual da vida, a confiança em Deus, o amor, a fraternidade, o acolhimento, a justiça, a paz".

fonte: cancaonova.com


quinta-feira, 11 de março de 2010

CNBB abre concurso para cartaz da CF 2011




Estão abertas as inscrições para o concurso do cartaz da Campanha da Fraternidade 2011, cujo tema é “Fraternidade e a Vida no Planeta” e lema “A criação geme em dores de parto (Rm 8, 22)”. A Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação Social da CNBB está responsável pelo concurso e receberá o material até o dia 31 de maio de 2010.
De acordo com a Comissão, deve conter no cartaz, além das figuras ilustrativas, os seguintes textos: “Campanha da Fraternidade 2011”, “Fraternidade e a vida no planeta” e “A criação geme em dores de parto” (Rm 8, 22). Um júri irá escolher o melhor cartaz que será distribuído para todo o país.

Os interessados podem enviar material para o seguinte endereço (caso o material seja impresso):

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Setor de Comunicação Social; SE/Sul – Quadra 801 – Conjunto B – Brasília-DF; CEP 70200-014. Já os trabalhos digitalizados podem ser encaminhados para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. com cópia para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

.
fonte: CNBB

sexta-feira, 5 de março de 2010







"Voces não podem servir a Deus e ao Dinheiro" (Mt:6, 24)

quinta-feira, 4 de março de 2010

Joao Paulo II e Fraternidade





"A Partir do Evangelho, é necessário promover uma cultura da solidariedade que incentive oportunas iniciativas de apoio aos pobres e aos marginalizados...”

(João Paulo II, Ecclesia in America n.52)

Arcebispo escreve sobre a Campanha da Fraternidade




No período da Quaresma a Igreja Católica Apostólica Romana nos faz meditar sobre um determinado tema através da Campanha da Fraternidade. Este ano de 2010 a Campanha da Fraternidade é Ecumênica, ou seja está em unidade com as Igrejas que fazer parte do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil – CONIC, como as campanhas de 2000 e 2005.
O objetivo é ajudar a “construir novas relações, apontando princípios de justiça, denunciando ameaças e violações da dignidade e dos direitos, abrindo caminhos de solidariedade”. Desta forma sensibilizar toda a sociedade do valor das pessoas que a compõem; apontar meios para superação do consumismo, mudando o ponto de vista do “ter” para o ser pessoa com dignidade; promover a superação do individualismo através da criação de laços entre as pessoas de convivência mais próxima; expor a necessidade de haver unidade entre a fé e a vida, a partir da pratica da Justiça, como dimensão construtiva do anuncio do Evangelho; reconhecer que os problemas surgem em cada cidadão, dos problemas decorrentes da vida econômica, em vista da própria conversão.

Para atingir os objetivos o manual da Campanha nos apresenta as seguintes estratégias:
- Denunciar a perversidade de todo o modelo econômico que vise em primeiro lugar o lucro, sem se importar com a desigualdade, miséria, fome e morte.
- Educar para a pratica de uma economia de solidariedade, de cuidado com a criação e valorização da vida como o bem mais precioso.
- Conclamar as Igrejas, as religiões e toda a sociedade para ações sociais e políticas que levam à implantação de um modelo econômico de solidariedade e justiça para todas as pessoas.
Concluo a nossa reflexão com as palavras do Papa Bento XVI: Recordo que a escravidão ao dinheiro e a injustiça têm origem no coração do homem, onde se encontram os germes de uma misteriosa convivência com o mal. Encorajo-vos a perseverar no testemunho do amor de Deus, do Filho de Deus que fez-Se homem, do homem agraciado com a vida de Deus, do único Bem que pode saciar o coração da gente.

Dom José Palmeira LESSA
Arcebispo de Aracaju

terça-feira, 2 de março de 2010

Economia Solidária: o que é?




Economia solidária familiar sem fronteiras é uma nova forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização da família, de uma nova educação, ligando o aluno a natureza criando uma nova forma de administração coletiva, solidária e familiar sem fronteiras e sem barreiras religiosas, culturais, sociais, acadêmicas “ou seja” a opinião colocada em debate no grupo familiar administrativo envolve todos, sem limites de idades, escolaridade, nação, raça, cultura, ajudando a transformar e humanizar o atual sistema - de capital

“A empresa solidária nega a separação entre trabalho e posse dos meios de produção, que é reconhecidamente a base do capitalismo. (...) A empresa solidária é basicamente de trabalhadores, que apenas secundariamente são seus proprietários. Por isso, sua finalidade básica não é maximizar lucro mas a quantidade e a qualidade do trabalho” (PAUL SINGER: 2002, p.04)