quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Breves Perguntas e Respostas sobre a CF 2010

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010


Tema: Economia e Vida

Lema: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt: 6,24)


1) Quem organiza esta Campanha?

= A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e o CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs).

2)Quem faz parte do Conic?

= Igreja Católica Apostólica, Igreja Episcopal Anglicana, Igreja Luterana, Igreja Presbiteriana Unida e Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia.


3)Quais os objetivos da Campanha da Fraternidade?

=Sensibilizar sobre a importância da Pessoa; buscar a superação do consumismo; criar laços de proximidade com as pessoas; mostrar a relação entre Fé e Vida por meio da prática da Justiça; reconhecer as responsabilidades individuais diante de problemas da vida econômica.


4)Como alcançar os objetivos da Campanha?

= Denunciando a perversidade de todo modelo econômico que vise em primeiro lugar o lucro, sem se importar com a desigualdade, miséria fome e morte, educando para a prática de uma economia de solidariedade de cuidado com a criação e valorização da vida como bem mais precioso, conclamando igrejas e toda a sociedade para ações sociais e políticas que levem á implantação de um modelo econômico de solidariedade e justiça para todas as pessoas.

5) Por que houve a escolha do tema?

=Através da observação das injustiças sociais que causam exclusão em função do lucro, da economia de mercado que mede o ser humano como um produtor de ‘coisas’ e acumulador de renda, mesmo que para isso outros seres humanos e a natureza tenham que ser submetidos à exploração da ganância e da vantagem. O texto-base insiste que a economia existe para a pessoa e para o bem comum da sociedade e não a pessoa para a economia. A proposta é a escolha por valores humanos, frente à escravidão ao dinheiro. O dinheiro, embora necessário, não pode ocupar a supremacia da vida.


6)Sobre a coleta nacional de evangelização

=A coleta será realizada no Domingo de Ramos (28 de Março), embora as doações já possam ser feitas durante a quaresma como expressão concreta de um verdadeiro jejum, em que 60% ficarão em cada comunidade para que sejam aplicados em trabalhos de solidariedade local, e 40% serão enviados para o Fundo Ecumênico da Solidariedade Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário