quinta-feira, 4 de março de 2010

Arcebispo escreve sobre a Campanha da Fraternidade




No período da Quaresma a Igreja Católica Apostólica Romana nos faz meditar sobre um determinado tema através da Campanha da Fraternidade. Este ano de 2010 a Campanha da Fraternidade é Ecumênica, ou seja está em unidade com as Igrejas que fazer parte do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil – CONIC, como as campanhas de 2000 e 2005.
O objetivo é ajudar a “construir novas relações, apontando princípios de justiça, denunciando ameaças e violações da dignidade e dos direitos, abrindo caminhos de solidariedade”. Desta forma sensibilizar toda a sociedade do valor das pessoas que a compõem; apontar meios para superação do consumismo, mudando o ponto de vista do “ter” para o ser pessoa com dignidade; promover a superação do individualismo através da criação de laços entre as pessoas de convivência mais próxima; expor a necessidade de haver unidade entre a fé e a vida, a partir da pratica da Justiça, como dimensão construtiva do anuncio do Evangelho; reconhecer que os problemas surgem em cada cidadão, dos problemas decorrentes da vida econômica, em vista da própria conversão.

Para atingir os objetivos o manual da Campanha nos apresenta as seguintes estratégias:
- Denunciar a perversidade de todo o modelo econômico que vise em primeiro lugar o lucro, sem se importar com a desigualdade, miséria, fome e morte.
- Educar para a pratica de uma economia de solidariedade, de cuidado com a criação e valorização da vida como o bem mais precioso.
- Conclamar as Igrejas, as religiões e toda a sociedade para ações sociais e políticas que levam à implantação de um modelo econômico de solidariedade e justiça para todas as pessoas.
Concluo a nossa reflexão com as palavras do Papa Bento XVI: Recordo que a escravidão ao dinheiro e a injustiça têm origem no coração do homem, onde se encontram os germes de uma misteriosa convivência com o mal. Encorajo-vos a perseverar no testemunho do amor de Deus, do Filho de Deus que fez-Se homem, do homem agraciado com a vida de Deus, do único Bem que pode saciar o coração da gente.

Dom José Palmeira LESSA
Arcebispo de Aracaju

Nenhum comentário:

Postar um comentário